domingo, 22 de novembro de 2009

Novos agentes de endemias serão contratados no Acre.






Segunda-feira, 23 de Novembro de 19109

Home / Acre20/11/2009 às 11h50m
Novos agentes de endemias serão contratados

Foto: Francisco Chagas

Com informações, PMRB

Dia “D” de combate a doença acontece no dia 27. Até dezembro serão contratados 100 novos agentes de endemias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mobiliza parceiros e comunidade no combate à dengue. A ação pretende agrupar lideranças comunitárias, instituições educacionais e faculdades numa articulação conjunta de esforços contra o mosquito transmissor da doença. As ações estão estruturadas no Plano Municipal de Controle da Dengue, que inicialmente procura organizar as atividades de educação e saúde e de mobilização e combate ao vetor.  “A intersetorialidade é a palavra de ordem em nossas ações no combate ao mosquito da dengue. Com o envolvimento da Emurb, Semsur, Semeia e também da Secretaria Municipal de Saúde estamos reforçando nossas ações no combate à doença”, salientou o diretor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Jeosafá César.
A prefeitura de Rio Branco tem hoje uma equipe de 87 Agentes de endemias, 472 agentes comunitários de saúde que já estão trabalhando diariamente em busca dos focos da doença. Nos últimos quinze dias vêm sendo promovidas diversas reuniões envolvendo as equipes da prefeitura para tratar de novas estratégias a fim de que o risco de um surto não se concretize.
Em 2008, Rio Branco teve 2.736 casos notificados, destes, 672 foram confirmados como dengue clássica e cinco casos de dengue hemorrágica que evoluíram para a cura. Os bairros com maiores índices de infestação predial no ano passado foram: Capoeira, Cerâmica, Floresta, José Augusto, Estação Experimental, São Francisco, Tancredo Neves, Bosque, Habitasa, Xavier Maia, Cidade Nova, Taquari, Seis de Agosto, Raimundo Melo, Rui Lino, Habitar Brasil, Mocinha Magalhães e Residencial Santa Cruz.
Novos agentes de endemias serão contratados
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Jeosafá César, a prefeitura de Rio Branco vai contratar novos agentes de endemias para ajudar no combate a dengue. O certame será organizado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Pró-Saúde. Serão contratados 100 novos agentes de endemias. “Com o concurso da PM e outros concursos, perdemos 17 agentes. Com a contratação desse pessoal até o final de dezembro, esperamos intensificar as ações de combate à dengue”, salientou Jeosafá.
Dia “D” de combate a dengue
O dia “D” de combate a dengue acontece em Rio Branco no dia 27 de novembro. O objetivo é reunir todos os parceiros, a sociedade civil organizada e o poder público num grande mutirão. Participarão da atividade mais de 800 profissionais de saúde, do Município e do Estado.


Comentários


Sérgio Daniel da Silva Filho disse:
Apoiamos toda iniciativa voltada ao beneficio dos profissionais Agentes de Saúde... A missão da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS é buscar meios para o cumprimento da Emenda Constitucional n.º 51/2006, que assegura aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
21/11/09 às 09h41m


Nenhum comentário:

Postar um comentário