domingo, 8 de novembro de 2009

Dengue e omissão:







/11/2009 13:38:09
Chegada do verão ameaça trazer de volta a dengue

Por Redação - do Rio de Janeiro


Chuva e calor facilitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti

A chegada do verão, em dezembro, ameaça trazer uma antiga inimiga dos brasileiros: a dengue. Chuva e calor facilitam a reprodução do mosquitoAedes aegypti e a transmissão da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e agosto de 2009 houve 46% menos casos gerais, 80% menos casos graves e 63% menos mortes por dengue em comparação com o mesmo período de 2008.

A população também precisa ficar alerta para os sintomas da doença, já que muitas doenças virais, como a dengue e a gripe A começam a se manifestar com sintomas muito parecidos.

É importante que a população preocure sempre um serviço médico quando apresentar esses sintomas. Se for dengue, quanto mais cedo tratar, melhor.

O ministério da Saúde lançou a campanha publicitária Brasil unido contra a dengue. Para ações de enfrentamento, o governo tem 2,77 milhões de unidades do remédio paracetamol, em gotas e comprimidos, 2 milhões de frascos de soro fisiológico injetável, 562 mil envelopes de sais de reidratação oral, 250 mil litros de inseticidas e 3,5 toneladas de larvicidas. Há também kits suficientes para fazer 170 mil exames diagnósticos.

O Ministério da Saúde também vai implementar, em fase de testes, um sistema informatizado para o registro e o acompanhamento de todos os casos de dengue, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Municípios, estados e governo federal poderam registrar e acompanhar a evolução da doença.

No próximo dia 24, o Ministério da Saúde divulgará também o resultado de levantamento sobre a infestação do mosquito da dengue.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário