sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Temporão X Dengue.


Ministério da Saúde promove campanha de combate à dengue no Mato Grosso do Sul
19/11/2009 13h17


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, desencadeou, dia 17/11, em Campo Grande, uma mobilização entre gestores e profissionais de saúde, além de comunicadores e formadores de opinião, no reforço às ações de combate à dengue no Mato Grosso do Sul. No Estado, onde houve no primeiro semestre um aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado, ele reiterou sua preocupação quanto à interferência das mudanças climáticas e à suscetibilidade das zonas de fronteira para o controle da doença. A segunda etapa de mobilização começou dia 16/11, pelo Amazonas.
“Eu quero chamar a atenção que esta doença só existe com a presença do vetor (o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti). E esse é um grande desafio, porque há uma outra dimensão: o aquecimento global e a adaptação do vetor. As mudanças climáticas afetam o ritmo e a quantidade de chuvas e isso, para mim, tem um impacto que torna ainda mais complexo o combate à doença”, observou o ministro, no encontro realizado com jornalistas de todo o Estado, na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.
No Estado, por exemplo, as mudanças climáticas foram apontadas como um dos fatores a interferir inclusive no período de maior incidência da doença. Enquanto nos anos anteriores, ocorria entre fevereiro e março, no ano passado foi entre abril e maio, apontou Temporão. Quanto ao controle das áreas na fronteira – Corumbá, na divisa com a Bolívia e o Paraguai chegou a registrar um surto no começo deste ano –, o ministro sustentou as ações de transferência de conhecimento e de materiais.
Esse tipo de ação já está ocorrendo em relação à Bolívia, por exemplo, país para o qual o Ministério da Saúde empreendeu o Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial porAedes aegypti (Liraa). “Em todas as regiões e cidades de fronteira, o problema é maior, porque não adianta nada se do lado de lá o combate não se der na mesma intensidade”, ressaltou.
Em Campo Grande, o ministro ainda realizou um encontro com gestores de saúde, no mesmo local, com as presenças do governador André Puccinelli, do prefeito do município, Nelson Trad Filho, e da secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi. Temporão participou da gincana promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, conhecida como “Bairros Unidos contra a Dengue”, e da entrega pelo governo estadual de 20 motos para auxiliar na supervisão das ações de combate à doença em 12 municípios do Mato Grosso do Sul.
Outros Estados 

A primeira fase da mobilização começou com a visita de Temporão a Pernambuco, Bahia e Ceará, na primeira semana de novembro. Outros três Estados prioritários para o controle da doença ainda deverão receber a visita do ministro, em datas ainda a serem confirmadas: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Até o fim do mês, Temporão terá percorrido mais de 10 mil quilômetros.


*Período contabilizado: de 1º/janeiro a 1º/agosto
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário