domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dengue:



É uma doença viral transmitida de humanos que nos últimos anos tornou-se um importante problema de saúde pública internacional. Globalmente, 2,5 bilhões de pessoas vivem em áreas onde o vírus da dengue pode ser transmitida. A distribuição geográfica de ambos os vetores do mosquito e os vírus levou ao ressurgimento mundial da epidemia de dengue e febre surgimento da dengue hemorrágica (dengue hemorrágica) nos últimos 25 anos, com o desenvolvimento de hiperendemicidade em muitos centros urbanos dos trópicos.
Transmitida pelo vetor principal, o Aedes aegytpi mosquito, há quatro distintas, mas estreitamente relacionados, os vírus que causam a dengue. A recuperação da infecção por um fornece imunidade vitalícia contra esse sorotipo, mas confere proteção apenas parcial e temporária contra a infecção subseqüente por outros três. Há boas evidências de que a infecção seqüencial aumenta o risco de doença mais grave, resultando em ICD.
FHD foi reconhecida pela primeira vez na década de 1950, durante as epidemias de dengue nas Filipinas e Tailândia. Em 1970 nove países experimentaram epidemia de dengue hemorrágica e, agora, o número aumentou mais de quatro vezes e continua a subir. Casos de FHD Hoje emergentes estão causando um aumento epidemias de dengue nas Américas e na Ásia, onde todos os quatro vírus da dengue é endêmica, FHD se tornou uma das principais causas de hospitalização e morte entre as crianças em vários países.
Atualmente o controle do vetor é o método disponível para a prevenção da dengue e dengue hemorrágica e controle, mas a pesquisa sobre vacinas contra a dengue para o uso de saúde pública está em processo. A estratégia global para a dengue / FHD prevenção e controle desenvolvidos pela OMS e pela formulação da estratégia regional nas Américas, Sudeste Asiático e do Pacífico Ocidental na década de 1990 têm facilitado a identificação das principais prioridades: o fortalecimento da vigilância epidemiológica mediante a implementação de DengueNet; Formação acelerada ea adoção de padrão da OMS orientações de gestão clínica de FHD, promover mudança de comportamento a nível individual, familiar e da comunidade para melhorar a prevenção e controle; e acelerar a investigação sobre o desenvolvimento da vacina, interações hospedeiro-patógeno, e desenvolvimento de ferramentas / intervenções incluindo a dengue na carteira de doença TDR (PNUD / Banco Mundial / OMS Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais) e IVR (WHO Initiative for Vaccine Research).

Nenhum comentário:

Postar um comentário