domingo, 21 de fevereiro de 2010

INDUÇÂO DE PICADAS DO AEDES AEGYPTI:








REVISÃO DOS FATORES DETERMINANTES NO COMPORTAMENTO DE BUSCA DE HOSPEDEIROS E DA INDUÇÂO DE PICADAS DO AEDES AEGYPTI.

Marquetti M. C. F. Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri. Havana-Cuba; Castro H.C. Hospital Geral de Ipiaú. Ipiaú Bahia; Gomes P.L Hospital Carlos Chagas. Rio de Janeiro.  Castro H.R.C.
Objetivo: Estudo do vetor principal da Dengue o Aedes aegypti.
Material e método: Estudo bibliográfico e do vetor no seu habitat natural.
Resultado: Origem polifilética, características convergentes na evolução. No caso sua via de transmissão de patógeno e pela saliva durante a hematofagia. O artrópode ingere uma grande quantidade de sangue em um único repasto, muitas vezes o seu peso antes da alimentação. A atividade anticoagulante das fêmeas do Aedes aegypti, é dirigida ao fator Xa. Para o sucesso, os animais hematófagos precisam bloquear as defesas hemostáticas do hospedeiro produzindo antagonistas que serão injetados através da saliva. A capacidade de hematofagia é um fenômeno que surgiu independentemente diversas vezes no curso da evolução. A antropofilia é bem conhecida, mas o padrão da distribuição da hematofagia não é uniforme, uma vez que é modulado pelas características dos diversos fatores ambientais naturais e artificiais. Existem três teorias que tentam explicar a causa da preferência alimentar destes mosquitos. O Determinante de busca de hospedeiros e da indução de picadas é o odor. A resposta aos odores ocorre dentro de uma estrutura de fatores externos e internos que influenciam o comportamento de seleção.
Conclusão: Nesse comportamento, a ativação e orientação são sujeitas a condições ambientais, enquanto que o desembarque no hospedeiro é influenciado pela fonte específica: odor. Importante a detecção de CO2, do suor e do acido lático presente no hospedeiro. Este conhecimento pode ser utilizado para monitorar os mosquitos em programas de vigilância epidemiológica de controle de vetores e de aperfeiçoar os inseticidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário